Aprender inglês sozinho: por onde começar
Quer aprender inglês sozinho e não sabe por onde começar? É completamente possível aprender inglês sozinho usando a internet em casa!
Leia também: Ensino e aprendizagem [Como se tornar um autodidata?]
Quanto mais tempo você focar nos estudos e se expor ao novo idioma, melhores são os resultados que você poderá ter.
Tendo em vista que, é a frequência de treino que vai te ajudar a realmente dominar o idioma novo. Aproveite que inglês é um idioma que está presente em tudo para que possa treinar muito o tempo todo.
Mas, com o tempo, é normal aparecer algumas dúvidas que atrapalham a nossa rotina de estudos.
Como aprender inglês sozinho?
Aprender um novo idioma sozinho é uma tarefa difícil, visto que a língua é um fenômeno social que depende da comunidade para se articular. De qualquer forma, podemos optar por aprender inglês sozinho para aproveitar diversos benefícios que a aquisição da segunda língua pode proporcionar.
Para adquirir um segundo idioma, é necessário levar em consideração os níveis estruturais de uma língua para compreender as aquisições que serão necessárias.
Fonética
Cada língua possui particularidades fonéticas que são fundamentais para o desenvolvimento da pronúncia dos praticantes.
Dessa forma, ao adquirir uma segunda língua, é necessário considerar as diferenças fonéticas que estabelecem com a língua materna. Assim, ao identificar, é possível treinar a pronuncia até alcançar um som parecido com o fonema desejado.
Para isso, aplicativos de aprendizagem podem ser úteis ao listar e reproduzir os diferentes fonemas do inglês.
Morfossintaxe
Além da fonética, as língua possuem estruturas morfossintáticas diferentes, isto é, as palavras se formam e se organizam de maneiras diferentes para alcançar, muitas vezes, o mesmo significado.
Por isso, para aprender inglês sozinho é necessário entender como funciona o posicionamento de cada classe de palavras para estruturas as sentenças de maneira correta na língua.
Sociolinguística
Por último, a sociolinguística é o aspecto mais difícil de se adquirir quando se está estudando inglês sozinho, pois este nível representa a aquisição das expressões, gírias e especificidades do contexto social para a comunicação. Sendo as dinâmicas sociais os fatores determinantes para a construção da sociolinguística.
Para isso, nós temos dicas práticas para que você possa aprender inglês sozinho no dia a dia.
4 dicas para aprender inglês sozinho e dominar o idioma
Cada pessoa tem um processo, entretanto, quem aprende inglês sozinho normalmente segue um passo a passo simples, confira algumas dicas:
1. Use vídeos de canais gratuitos para aprender regras gramaticais
Atualmente existem inúmeros professores que dão aulas de inglês gratuitamente no YouTube. Você pode aproveitar esses materiais para aprender inglês sem sair de casa.
É possível maratonar as aulas, assistindo algumas horas por dia para que você absorva o máximo de conteúdo possível. E o bom é que, os vídeos podem ser assistidos quantas vezes você quiser.
Aproveite os professores que você mais gosta para que possa acompanhar mais de perto o canal e se atualizar conforme novos conteúdos são transmitidos.
2. Estabeleça uma rotina de estudos
Como já foi dito anteriormente, é importante ter uma rotina de exposição ao idioma. Tendo em vista que, é essa exposição diária ao idioma que te ajuda a garantir mais experiência com o idioma.
Se você pratica todos os dias, estimula o seu cérebro a pensar em inglês. O que é útil para que domine o idioma aos poucos.
E quem tem pressa em aprender o idioma deve aproveitar todo o tempo livre possível para que possa estudar. Afinal, quanto mais você pratica, mais natural se torna ouvir ou falar o idioma.
Quem tem muita vergonha, por exemplo, deve falar muito o idioma em casa sozinho. Para que se torne algo natural.
3. Fale, ouça e escreva
Para realmente dominar o idioma você precisa não só ouvir conteúdo em inglês como falar, escrever em inglês e trabalhar a correção contínua de suas frases faladas e escritas.
Quem não fala, ouve e escreve no idioma tem mais dificuldade de desenvolver expertise em todas as habilidades necessárias para ser uma pessoa fluente no idioma.
Portanto, tenha o cuidado de estudar em casa para exercitar as 3 habilidades. Caso contrário haverá deficiência em seu processo de aprendizado.
4. Aproveite experiências em inglês
Você pode ouvir músicas em inglês, assistir sua série favorita em inglês mesmo que você já assistiu dublada. Dessa forma, terá mais contato com o idioma e vai conseguir entender o conteúdo de acordo com o contexto.
Pode parecer chato no início, mas você conseguirá aprender uma série de expressões usadas na comunicação informal. O que é útil para que tenha mais expertise na comunicação.
Aproveite para aprender inglês sozinho em casa usando todas as ferramentas que a internet oferece. Sem dúvidas, você vai conseguir evoluir muito a sua capacidade de comunicação no idioma com o estudo regular de inglês. Com as nossas dicas você consegue aprender inglês em casa.
Além disso, no Canal do Ensino você pode encontrar 7 cursos online de inglês do básico ao avançado, o que pode ser um material valioso para a sua jornada de aprendizado.
Considerações finais
Estudar e aprender inglês sozinho pode ser um desafio, mas não é impossível. Existem muitos recursos disponíveis online que podem ajudar a melhorar suas habilidades no idioma, como vídeos, podcasts, exercícios e aplicativos de aprendizagem de idiomas.
Algumas dicas para aprender inglês sozinho incluem definir metas realistas, encontrar um método de estudo que funcione para você, praticar regularmente, assistir a filmes e programas de TV em inglês, ler livros e artigos em inglês e tentar se comunicar com falantes nativos do idioma. Também é importante lembrar que a prática leva à perfeição e que o progresso pode levar tempo, então seja paciente e continue se esforçando para melhorar suas habilidades no idioma.
Navegue pelo nosso site para encontrar mais conteúdos para o seu desenvolvimento!
Acesse o portal das humanidades e saiba mais sobre humanização!
Se quiser estudar mais sobre aprender inglês sozinho, recomendamos os seguintes livros como referência:
English for Everyone: Beginner Box Set: Course and Practice Books Four-Book Self-Study Program – DK
Inglês em 50 aulas: o guia definitivo para você aprender inglês – Ben Parry Davies
Até mais 🙂
Comments are closed