Ensino e aprendizagem

Conhecimento é o motor de ser.

Aprender é reconhecer-se como indivíduo. 

Ensinar é reconhecer-se como humano.

Ensino e aprendizagem

Leia também: Missão na educação da Humanizae

O que ensino e aprendizagem?

Ensinar é uma arte. Aprender é um processo. Se ensinar é uma arte, qual é a técnica? Quais as ferramentas? Como se tornar um bom professor? Isso é algo que intriga desde os primórdios da humanidade.

Platão propôs a teoria da reminiscência, segundo a qual os seres humanos nascem com uma ideia de mundo, um “pedaço de deus”, e o educador deve retirar essas ideias do aluno, utilizando-se de diversos métodos e técnicas.

Ao contrário do que propõe a teoria da reminiscência, o behaviorismo defende que o aluno aprende através da observação e da experiência durante o processo de ensino e aprendizagem.

Já Jean Piaget, considerado o pai da teoria da construção do conhecimento em ensino e aprendizagem, defende a ideia de que o aluno constrói seu próprio conhecimento a partir da interação com o mundo que o rodeia.

Embora essas teorias sejam bastante antigas, ainda hoje são debatidas e utilizadas como base para a construção de programas de ensino e aprendizagem. Mas qual é a melhor maneira de ensinar? Qual é o melhor método? Qual é o melhor programa?

Essas questões são difíceis de responder dentro do ensino e aprendizagem, pois dependem da situação, do contexto e do aluno. Cada pessoa aprende de uma forma diferente, e o melhor professor é aquele que consegue adaptar seu ensino às necessidades do aluno.

Há diversos métodos e técnicas de ensino, e cada professor deve escolher aqueles que mais se adaptam à sua personalidade e às necessidades do seu aluno. Deve-se, porém, ter cuidado para não adaptar o ensino às necessidades do professor ou ao próprio currículo, pois o aluno deve ser o foco de todas as atenções.

É importante ressaltar que o professor não deve ser considerado um simples transmissor de informações, mas um mediador entre o aluno e o mundo. Ele deve estimular o aluno a questionar, a refletir, a investigar. Ele deve ser um facilitador do aprendizado, orientando o aluno na construção do seu próprio conhecimento.

Além dos métodos e técnicas de ensino, o professor deve ter cuidado para não utilizar apenas o livro de texto como fonte de informações. O livro de texto deve ser utilizado como um guia, mas o professor deve explorar outras fontes de informação, como artigos científicos, documentários, sites da internet, documentários, músicas, filmes, etc.

É importante que o professor esteja sempre atualizado com os novos métodos de ensino e aprendizagem, pois a tecnologia está cada vez mais presente na vida dos alunos.

Hoje em dia, não é mais possível ensinar como na época de Platão, quando os alunos tinham apenas os livros de texto para se informar. É necessário utilizar diversas fontes de informação e a internet é uma das melhores fontes de informação.

A internet oferece diversos recursos que podem ser utilizados no ensino e aprendizagem de forma muito benéfica. Há diversos sites que oferecem materiais gratuitos, como artigos científicos, documentários, apostilas, etc. Alguns sites oferecem ainda a possibilidade de interagir com os professores, de trocar ideias, de discutir assuntos, etc.

O ensino e a aprendizagem são processos complexos, e o professor deve estar sempre em busca de novas técnicas e métodos que possam auxiliá-lo na tarefa de ensinar e de estimular o aprendizado.

Aprender é o ato ou efeito de adquirir ou desenvolver conhecimentos, habilidades ou comportamentos. Todos nós aprendemos constantemente nas nossas vidas, mesmo que de maneira inconsciente. Não paramos para pensar nisso, mas no dia a dia nós desempenhamos tarefas extremamente complexas sem nem precisar pensar muito sobre o seu processo. 

Por exemplo, você já parou para pensar quantos conceitos e quantas informações você tem que aprender para falar uma língua? Se pararmos para analisar, comunicar-se não é tão simples quanto parece.

Para nos comunicarmos, precisamos aprender o significado de cada palavra para saber como usá-las corretamente. Além disso, precisamos aprender as regras de relação entre as palavras para gerar o significado correto entre elas. 

Desde quando nascemos estamos em um processo constante de ensino e aprendizagem. Já com os primeiros meses de vida o bebê passa a movimentar-se e agir para aprender e significar o mundo.

De balbucios em balbucios aprendemos a construir palavras e, depois, aprendemos a conectá-las para formar frases. Todo esse processo não é nada simples de ser feito, não é atoa que precisamos de cerca de 2 anos para aprender a nossa língua materna desde que nascemos.

Quando finalmente uma criança aprende a falar, qual é a primeira coisa que ela faz com o ensino e aprendizagem da língua? Perguntas!!! Crianças de 5 a 6 anos de idade perguntam muito, MUITO MESMO, quem já esteve com qualquer criança dessa idade sabe disso.

Isso acontece porque, quando aprendem a manejar a língua, elas ainda não tem muito a dizer. A exposição e o acesso a informações ainda é muito baixo. Mas, mesmo assim a criança quer expressar-se para construir a sua individualidade. Por isso, é muito comum as crianças fazerem muitas perguntas ao pais e pedir por muitas histórias para suprir o conhecimento de mundo ao seu redor. 

Essa é uma etapa muito importante do ensino e aprendizagem no desenvolvimento infantil, pois é nesse momento que ela tem a oportunidade de construir o conhecimento necessário para ter os alicerces da sua subjetividade. 

Porém, conforme o tempo passa, a nossa motivação em aprender coisas novas parece diminuir ao ponto de não termos vontade e impulso nos processos de ensino e aprendizagem. Com o tempo, passamos a entrar em uma zona de conforto e direcionamos as nossas energias especializar o conhecimento que já temos.

Isso não é de todo ruim, até porque com um conhecimento especializado podemos aprofundar em reflexões ricas. Contudo, é muito importante se expor constantemente a novos aprendizados para sempre tem novas oportunidades de vida. 

Quando crescemos, a nossa ambição parece mudar ligeiramente. Se antes tínhamos a necessidade constante de aprender, agora temos uma necessidade maior em ensinar. Queremos ensinar aquilo que aprendemos ao longo da vida e, por isso, fazemos muitas afirmações e expressamos argumentos com muitas certezas.

Em algum um momento, deixamos as perguntas de lado e nos concentramos nas respostas.

No entanto, é muito importante manter as perguntas por perto para sempre ter a oportunidade de aprender coisas novas. Para isso, é essencial ter humildade para aceitar o aprendizado que a outra pessoa pode proporcionar. Porque, às vezes, a resposta que você procura está sentada ao seu lado só esperando pela pergunta certa.

Por isso, para aprender, é necessário saber ouvir e manter o costume de perguntar para manter o processo de ensino e aprendizagem sempre ativo. Dessa forma, ao estimular a capacidade de ouvir, você adquire mais uma característica de uma pessoa sábia.

Por que o ensino e aprendizagem são importante?

O ensino e aprendizagem são importantes em muitas instâncias de nossas vidas. As principais delas são as nossas vidas pessoais e sociais; mas, além delas, o ensino e aprendizagem é importante, também, na nossa vida profissional, por exemplo.

Isto porque, com o ensino e aprendizagem, nós adquirimos a capacidade de ler o mundo para ter a sensibilidade necessária para nos compreendermos e compreendermos as pessoas ao nosso redor. Assim, o ensino e aprendizagem são habilidades importantes para o desenvolvimento pessoal e para o desenvolvimento das dinâmicas sociais ao nosso redor.

Além disso, o processo de ensino e aprendizagem que acontecem dentro de nossas casas ou então dentro de instituições de ensino são decisivos para a construção de um pensamento social saudável e coerente para a nação.

Por isso, estimule o seu ensino e aprendizagem para ver o seu desenvolvimento pessoal e social se desenvolver ao longo da sua vida. Ensinar e aprender são processos que vão gerar resultados que nunca serão esquecidos pelos participantes, sendo acumulativos e exponenciais ao longo de nossas vidas.

10 dicas para o ensino e aprendizagem:

A aprendizagem é um processo fundamental na vida de qualquer pessoa, e o ensino desempenha um papel essencial nesse processo. O ensino e a aprendizagem estão intrinsecamente ligados, pois um depende do outro para ocorrer de forma eficaz.

O ensino refere-se à transmissão de conhecimento, habilidades e valores de uma pessoa para outra. É um processo intencional em que um educador, como um professor, instrutor ou mentor, utiliza estratégias, métodos e recursos para facilitar a aprendizagem do aluno.

Por outro lado, a aprendizagem é a aquisição de conhecimento, habilidades e competências por parte do aluno. É um processo ativo, no qual o aluno constrói o seu próprio conhecimento através da interação com o ambiente, com os outros e com os recursos disponíveis.

Algumas dicas são:

  1. Explique os conceitos de forma clara e concisa; 
  2. Use exemplos ilustrativos para ajudar na compreensão; 
  3. Encoraje perguntas e discussões;
  4. Debata opiniões divergentes;
  5. Crie oportunidades de praticas; 
  6. Forneça orientação constante para guiar o aprendizado;
  7. Seja flexível nas abordagens de ensino; 
  8. Encoraje a criatividade e a inovação; 
  9. Motive o envolvimento com o processo de aprendizagem; 
  10. Celebre o sucesso para incentivar o aprendizado;

Confira 10 cursos gratuitos da FGV sobre educação, direitos humanos e tecnologia para desenvolver o seu método de aprendizagem.

Como aprender algo novo?

Não há uma única resposta para esta pergunta, pois cada um pode aprender de uma forma diferente. No entanto, algumas dicas podem te ajudar a desenvolver um método de aprendizagem próprio de ensino e aprendizagem, como por exemplo:

  • Dividir a tarefa em partes menores;
  • Estabelecer metas alcançáveis;
  • Praticar regularmente;
  • Buscar recursos como livros, sites ou especialistas;
  • Ensinar;

Por mais estranho que possa parecer (ou melhor, por incrível que pareça), ensina também é uma ótima forma de aprender. Isso porque, ao ensinar, você precisa organizar todo o seu aprendizado de uma maneira coerente para que a outra pessoa entenda. 

Assim, sempre que você tiver a oportunidade, compartilhe sobre o que você está estudando e procure ensinar pessoas interessadas pela mesma coisa que você que ainda não chegaram na sua etapa de estudo. Ou, se você não tiver nenhuma pessoa para ensinar, simplesmente imagine!

Com a imaginação você pode criar um ambiente de ensino e aprendizagem ao praticar o seu ensino com uma persona. Assim, quando você tiver a oportunidade real de ensinar alguém, você terá a naturalidade necessária para aplicar o processo que você já criou na sua imaginação. 

Para isso, experimente imaginar você explicando sobre um assunto em uma sala de aula, ou então imagine uma explicação para uma pessoa que você se sente à vontade por perto. O melhor de tudo nessa estratégia é que você não precisa se preocupar em errar, afinal, está tudo na sua imaginação. Permita-se explorar!!!

Assim, quando você tiver a oportunidade real de ensinar alguém, você se sentirá mais confortável com o processo pois já terá praticado com a simulação que fez com a sua imaginação. Dessa forma, o próximo passo é somente ter a atitude para agarrar a oportunidade de ensino. 

Ensinar é um processo de compartilhar conhecimentos e experiências com outras pessoas, de forma que elas possam aprender algo. Para ensinar de forma eficaz, é importante que o ensinamento seja adaptado às necessidades e às habilidades de aprendizagem de cada pessoa.

Técnicas de ensino e aprendizagem

As técnicas de aprendizagem são práticas que podem ser utilizadas para facilitar e acelerar o processo de aprendizagem. Elas são baseadas em estudos sobre o funcionamento do cérebro e sobre as melhores formas de aprender.

Algumas técnicas de ensino e aprendizagem podem incluir práticas como a elaboração de mapas mentais, a realização de exercícios de memorização, o uso de mnemônicos e a repetição de conteúdos.

O que vale é você se expor a diferentes técnicas, encontrar as melhores para você e usar a criatividade para desenvolver um método próprio para o aprendizado. 

Por isso, conheça a seguir algumas técnicas estudadas nas universidades para você orientar o seu aprendizado.

10 técnicas de ensino e aprendizagem estudadas nas universidades:

Existem diferentes teorias sobre o ensino e a aprendizagem. Alguns modelos enfatizam a importância da instrução direta, em que o professor desempenha um papel central na transmissão do conhecimento. Outros modelos valorizam a aprendizagem construtivista, em que o aluno é incentivado a construir o seu próprio conhecimento com base nas suas experiências e interações.

Além disso, o ensino e a aprendizagem não se limitam apenas ao ambiente escolar. Eles ocorrem em diferentes contextos, como em casa, no trabalho e na sociedade em geral. A educação ao longo da vida é um conceito que reconhece a importância contínua do ensino e da aprendizagem em todas as fases da vida, para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Em resumo, o ensino e a aprendizagem são processos interdependentes e essenciais para o desenvolvimento humano. Eles ocorrem em diversos contextos e envolvem a transmissão de conhecimentos, habilidades e valores, assim como a construção ativa do conhecimento por parte do aluno. Ambos desempenham um papel fundamental na formação de indivíduos e na construção de uma sociedade mais educada e capacitada.

  1. Aprendizagem ativa;
  2. Aprendizagem baseada em problemas;
  3. Aprendizagem colaborativa;
  4. Aprendizagem com uso de mapas conceituais;
  5. Aprendizagem dialogada;
  6. Aprendizagem experimental
  7. Aprendizagem por investigação;
  8. Ensino programado;
  9. Estudo dirigido;
  10. Estudo guiado;

As técnicas de ensino e aprendizagem adotadas pelas melhores universidades do mundo têm como objetivo proporcionar uma experiência educacional de alta qualidade aos estudantes. Essas instituições entendem a importância de estimular o engajamento, a participação ativa e a autonomia dos alunos, buscando promover um ambiente propício para o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos.

A aprendizagem ativa é uma das principais abordagens utilizadas, permitindo que os estudantes se envolvam em atividades práticas, resolução de problemas, discussões em grupo e projetos colaborativos. Dessa forma, eles têm a oportunidade de aplicar o que estão aprendendo, desenvolver habilidades críticas, pensamento analítico e trabalho em equipe.

Além disso, o uso de tecnologia é uma característica marcante nas melhores universidades. A integração de recursos digitais, como plataformas de aprendizagem online, vídeos interativos, simulações e ferramentas de colaboração, amplia as possibilidades de ensino e proporciona um acesso mais flexível ao conhecimento.

Outra técnica comum é a aprendizagem baseada em problemas, na qual os estudantes são desafiados a resolver problemas do mundo real, aplicando conceitos teóricos em situações práticas. Essa abordagem promove a conexão entre a teoria e a prática, estimulando o pensamento crítico, a criatividade e a resolução de problemas complexos.

Além disso, as melhores universidades também valorizam a diversidade e a inclusão. Elas criam ambientes acolhedores e diversos, nos quais os estudantes têm a oportunidade de aprender com pessoas de diferentes culturas, origens e perspectivas, enriquecendo sua experiência educacional e preparando-os para atuar em um mundo globalizado.

Em suma, as técnicas de ensino e aprendizagem adotadas pelas melhores universidades do mundo são orientadas para a formação de estudantes autônomos, críticos e criativos. Elas promovem a participação ativa dos alunos, a aplicação prática do conhecimento, o uso de tecnologia e a valorização da diversidade. Essas instituições estão constantemente em busca de aprimoramento e inovação, visando oferecer uma educação de excelência e preparar os estudantes para os desafios do século XXI.

Como desenvolver uma técnica de ensino e aprendizagem própria?

Não há uma resposta exata para esta pergunta, pois o que funciona para um indivíduo pode não funcionar para outro. No entanto, existem algumas dicas gerais que podem ajudar a desenvolver uma técnica de ensino e aprendizagem própria:

  • Experimente diferentes métodos e encontre o que funciona melhor para você. 
  • Crie um ambiente de aprendizagem favorável, onde você se sinta confortável e motivado. 
  • Estabeleça objetivos de aprendizagem realistas e mantenha um registro de seu progresso. 
  • Envolva-se completamente no processo de aprendizagem e concentre-se na tarefa à mão. 
  • Tire um tempo para revisar o material aprendido e refletir sobre o que foi aprendido.
  • Pratique! Aprender através da experiência é a maneira mais eficaz de adquirir novas habilidades e conhecimentos. Portanto, é importante procurar oportunidades para praticar o que se está aprendendo.
  • Estude a teoria com foco e determinação para ter sucesso na aprendizagem. É importante estabelecer metas e prazos para o estudo e seguir um plano de estudos regrado.
  • Repita você aprende! Repetir o que se aprende é uma ótima maneira de solidificar o conhecimento e garantir que se lembre dele com mais facilidade no futuro.
  • Por último, mas não menos importante, procure por feedback’s de pessoas que conhecem sobre o assunto para medir o seu caminho. O feedback é essencial para saber se está no caminho certo e ajustar o plano de estudos, se necessário.

Desenvolver uma técnica de ensino e aprendizagem própria é uma abordagem valiosa por diversos motivos. Primeiramente, cada grupo de alunos é único, possuindo diferentes estilos de aprendizagem, interesses e necessidades. Ao desenvolver sua própria técnica, você pode personalizá-la para atender às características específicas dos seus alunos, garantindo que eles sejam engajados e motivados no processo de aprendizagem.

Além disso, ao criar sua própria abordagem, você se torna um profissional mais autônomo e capacitado. Você conhece seus pontos fortes e fracos como educador, bem como as necessidades e desafios do ambiente educacional em que está inserido. Ao adaptar as técnicas de ensino e aprendizagem às suas circunstâncias, você se torna mais eficaz em transmitir o conhecimento e ajudar os alunos a alcançarem seus objetivos.

Desenvolver uma técnica própria também estimula a criatividade e a inovação. Ao experimentar diferentes estratégias e abordagens, você pode descobrir métodos mais eficientes e envolventes, que se alinhem com seus valores e estilo de ensino. Essa liberdade criativa permite que você explore novas formas de transmitir informações, promovendo uma aprendizagem mais profunda e significativa.

Além disso, ao desenvolver sua própria técnica, você se torna um educador mais reflexivo. Ao refletir sobre suas experiências de ensino e aprender com elas, você pode identificar o que funciona melhor para seus alunos e fazer ajustes necessários. Isso promove um constante aprimoramento profissional e a capacidade de adaptar-se às mudanças e desafios que surgem ao longo do tempo.

Por fim, desenvolver sua própria técnica de ensino e aprendizagem é uma forma de deixar sua marca como educador. Cada professor tem suas habilidades, perspectivas e experiências únicas. Ao desenvolver sua própria abordagem, você está contribuindo para a diversidade e a riqueza do campo da educação, trazendo suas ideias e contribuições para o benefício dos alunos e da comunidade educacional em geral.

Autodesenvolvimento com o ensino e aprendizagem

Hoje em dia, o autodesenvolvimento é uma característica constante nos usuários da internet. Isso porque, com a variedade de conteúdos que o ambiente digital disponibiliza com velocidade de acesso, nós podemos iniciar um processo de aprendizados com praticamente qualquer assunto. 

É claro que somente o conteúdo digital dificilmente irá te tornar um especialista no assunto. Para isso, é necessário ler livros físicos, entrar em contato com autoridades do tema, discutir, debater e refletir por muito tempo.

Mas, de qualquer forma, a internet disponibiliza a base fundamental para começarmos a aprender praticamente qualquer coisa que quisermos, o que é fundamental para um processo de ensino e aprendizagem independente

Estudar humanidades pode ser fundamental hoje em dia para nutrir os costumes de ensino e aprendizagem no nosso dia-a-dia.

Assim, o interesse e a curiosidade são fundamentais atualmente para aproveitar todo o potencial que as ciências das informações e comunicações nos tem proporcionado. Para isso, procure por recursos gratuitos, como ebooks, blog’s, artigos, vídeos e treinamentos para ajudá-lo a encontrar uma área de interesse nova. Depois que você encontrar uma nova área de interesse e aprender todo o básico sobre ela, invista tempo em conhecimentos aprofundados.

O que é um autodidata?

Um autodidata é uma pessoa que se educa por si mesma. Ela busca seu próprio conhecimento e aprendizado, sem depender dos professores ou da escola. Esse tipo de educação é cada vez mais comum, especialmente nos dias de hoje, em que a internet oferece uma grande variedade de cursos e programas de estudo gratuitos.

Mas será que ser autodidata é a melhor opção? Essa é uma pergunta que cada pessoa deve responder por si mesma. Há muitos benefícios em ser autodidata.

Primeiro, você aprende a se conhecer melhor. Você aprende a explorar suas capacidades e talentos, e a descobrir o que você realmente gosta de fazer.

Segundo, você se torna mais independente e responsável. Você aprende a tomar suas próprias decisões e a lidar com as consequências delas.

Terceiro, você se torna mais criativo. Você aprende a pensar fora da caixa e a encontrar soluções criativas para os problemas.

Mas há também alguns desafios em ser autodidata.

Primeiro, você precisa ser um estudioso dedicado para criar um método de ensino e aprendizagem próprio.

Segundo, você precisa ter um espírito de independência e automotivação.

Terceiro, você precisa estar preparado para lidar com o fracasso. Às vezes, você pode se sentir desencorajado e pensar que está fazendo tudo errado. Mas é importante persistir e continuar estudando, até que você consiga alcançar seus objetivos.

Não há uma resposta única para a pergunta “o que é um autodidata?”. Cada pessoa tem um jeito diferente de aprender, e cada autodidata terá seus próprios benefícios e desafios.

Mas, de uma coisa podemos ter certeza: a autodidatação é cada vez mais comum nos dias de hoje, e ela representa uma grande oportunidade para o aprendizado e o desenvolvimento pessoal.

Um autodidata é alguém que ensina a si mesmo, em vez de aprender através de um professor ou de um programa de ensino formal.

Como se tornar um autodidata?

Aprender sozinho pode ser desafiador, mas é possível tornar-se um autodidata eficiente seguindo algumas dicas úteis. Organize o seu tempo e o seu espaço de estudo, crie um plano de estudos e siga-o à risca, mantenha-se motivado e não se esqueça de tirar proveito das ferramentas tecnológicas disponíveis.

Há quem ache que o autodidatismo é sinônimo de indisciplina ou falta de orientação. Mas, na verdade, o autodidatismo é justamente a arte de se orientar e aprender sozinho através de um método de ensino e aprendizagem personalizado.

Muita gente desiste da escola cedo, achando que não é para ela. Mas, embora seja a mais importante, a escola não é o único caminho para o aprendizado. O autodidatismo também pode ser uma forma de criar um método de ensino e aprendizagem complementar às tarefas escolares.

Quem segue esse caminho aprende a controlar o próprio aprendizado, a definir seus objetivos, a escolher as melhores ferramentas e, principalmente, a se tornar um adulto autônomo e crítico.

Para se tornar um autodidata é preciso, primeiramente, ter autoconfiança. Não adianta querer aprender se a gente não acredita que é capaz. Ter disposição é outro ponto importante. Quem quer aprender, acha tempo para isso.

É preciso, ainda, ter curiosidade. Saber perguntar é um bom começo. E, por fim, é preciso persistir. Não adianta desistir na primeira dificuldade durante o ensino e aprendizagem.

Mas, o autodidatismo não é só para quem desiste da escola cedo. Muitos adultos também seguem esse caminho, buscando se tornar experts em seus respectivos campos.

Existem diversas formas de se autodidatar. Algumas pessoas estudam sozinhas, outras participam de cursos livres, ainda existem as que fazem pós-graduações e mestrados autodidatas para o ensino e aprendizagem de diversas habilidades.

Independentemente da forma escolhida, é importante ter em mente que o autodidatismo é um processo lento e gradual. Não adianta querer ser um especialista no assunto de uma hora para outra. É preciso ter paciência e persistir.

A grande vantagem do autodidatismo é que ele é flexível. A gente pode estudar o que quiser, no horário que quiser. Além disso, o aprendizado é pessoal. Cada pessoa aprende de uma forma diferente e, ao adotar um método autodidata para ensino e aprendizagem, você pode encontrar a melhor maneira para aprender.

Por isso, o autodidatismo é uma boa forma de se preparar para o mercado de trabalho, que está cada vez mais competitivo. Quem se prepara por conta própria está um passo à frente daqueles que seguem apenas um caminho único.

O autodidatismo é um caminho de descobertas. Cada novo aprendizado nos leva a outro e a outro. É um caminho sem fim. Quem segue esse caminho se torna uma pessoa autônoma, crítica e criativa.

Por isso, é importante que todos conheçam esse caminho. Conhecer o autodidatismo nos permite ter controle sobre nossas vidas e nos torna mais independentes.

Portanto, aprenda a aprender e ensine para estimular! Acesse o portal das humanidades e saiba mais sobre humanização!

Se quiser estudar mais sobre ensino e aprendizagem, recomendamos os seguintes livros como referência:

A Sala de Aula Inovadora: Estratégias Pedagógicas para Fomentar o Aprendizado Ativo – Fausto Camargo 

Educar na Era Digital. Design, Ensino e Aprendizagem –  Tony Bates

A Aprendizagem e o Ensino de Ciências: Do Conhecimento Cotidiano ao Conhecimento Científico –  Juan I. Pozo

Desenvolvimento cognitivo e processo de ensino aprendizagem: Abordagem psicopedagógica à luz de Vygotsky –  Vitor da Fonseca

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