Pensamento crítico

Entenda o que é pensamento crítico e saiba como desenvolver argumentos para adquirir senso crítico e posicionamento próprio. Leia o artigo na íntegra e saiba mais como desenvolver o seu pensamento com a Humanizae!

pensamento crítico

Leia também: Missão na educação da Humanizae

A crítica tem um papel fundamental no desenvolvimento humano, com ela nós aperfeiçoamos e criarmos àquilo que queremos ser. Ao entender o que é pensamento crítico, desenvolvemos o nosso senso crítico para construir, com discernimento, o melhor para nós e para as pessoas ao nosso redor.

O fato é que o pensamento crítico tem o papel de incomodar constantemente a humanidade. A crítica tem o papel de lembrar que, apesar de sabermos muito, temos muito mais para conhecer, sempre podemos saber mais!

A crítica tem o papel de moldar a mais ignorante das mentes na maior expertise do conhecimento. Tem o papel de tornar o sábio, súdito; e o súdito, sábio. Tem o papel de destruir para criar e criar para destruir.

Mas, para fazer isso, é necessário entender o que é pensamento critico para desenvolver senso crítico.

Para desenvolver o pensamento crítico, o que adianta é pesquisar, encontrar e esclarecer o que antes era apenar um borrão. Uma boa crítica está ai para ecoar em todas as almas que um dia puderam respirar. Então, se for criticar, lembre-se: Deixe sempre o gosto da questão no ar!

O que é pensamento crítico?

A crítica é um comentário detalhado e analítico (às vezes emotivo) sobre quaisquer ações, podendo ser escrita ou falada por qualquer um que queira aproveitar o espaço para fruir ideias e pensamentos sobre determinado tema em pauta. Muitas vezes, o resultado é incerto e incompleto, o que torna necessário colocá-lo a prova constantemente.

O que é pensamento crítico? O pensamento crítico nada mais é do que um processo de pensamento que utiliza o modelo de crítica constantemente para a análise e decisões.

Para isso, é fundamental estabelecer pensamento crítico para criar um processo constante pelo aperfeiçoamento do aprendizado.

Quais são as etapas do pensamento crítico?

Veja as 5 etapas necessárias para que você possa saber como desenvolver pensamento crítico:

1. Identificar o problema > 2. Coletar informações > 3. Analisar as informações > 4. Formular uma opinião > 5. Tomar uma decisão

Muitas vezes, o pensamento crítico requer um tipo de processo mental desgastante, mas o resultado é ter a dádiva do senso crítico para ver e interpretar o mundo ao seu redor por conta própria!

Por isso, entenda e estude o que é pensamento crítico para desenvolver o seu senso crítico de análise.

10 motivos para desenvolver pensamento crítico

  1. Embasamento para o pensamento crítico;
  2. Capacidade de questionar;
  3. Habilidade de analisar e avaliar;
  4. Melhor compreensão das ideias;
  5. Aprendizado eficiente;
  6. Melhor tomada de decisões;
  7. Menos propenso ao erro;
  8. Maior capacidade de pensar de forma independente;
  9. Menor influência de preconceitos;
  10. Melhor comunicação;

Desenvolver pensamento crítico é fundamental para aprimorar nossas habilidades de análise e avaliação de informações, tanto na vida pessoal quanto profissional. O pensamento crítico nos permite questionar e examinar informações de maneira mais profunda e sistemática, ajudando-nos a tomar decisões mais informadas e fundamentadas. Além disso, o desenvolvimento do pensamento crítico pode aumentar nossa capacidade de resolver problemas complexos e comunicar ideias de maneira clara e eficaz.

Em um mundo cada vez mais inundado de informações, desenvolver habilidades de pensamento crítico é uma necessidade essencial para navegar na sociedade atual.

Como desenvolver o pensamento crítico?

No dia a dia, você pode utilizar a crítica de diversas maneiras para saber como desenvolver pensamento crítico.

critica2

Leia também: Visão para a educação da página Humanizae

Para isso, é importante conhecer sobre os diferentes tipos de pensamento crítico bem como as diferentes atividades que podem ser exercidas para exercitá-los.

Tipos de pensamento crítico

Existem diferentes tipos de pensamento crítico que podemos aplicar em diferentes situações. Por exemplo, o pensamento analítico nos permite desmembrar um problema em partes menores para entender melhor a questão como um todo. Já o pensamento reflexivo nos leva a refletir sobre nossas próprias crenças e valores, questionando nossas suposições e considerando perspectivas alternativas. Já o pensamento criativo é aquele que nos permite encontrar soluções inovadoras para problemas complexos, enquanto o pensamento lógico é aquele que nos ajuda a chegar a conclusões com base em evidências e raciocínio dedutivo.

Cada tipo de pensamento crítico é importante em diferentes contextos e pode ser desenvolvido por meio de prática e treinamento. Nesse artigo, vamos nos concentrar em estudar dois processos que nos ajudam a desenvolver os diferentes tipos de pensamento crítico.

Atividades de pensamentos críticos

No pensamento crítico interno, você realiza um diálogo consigo mesmo sobre um determinado assunto, que pode variar em diversos temas, indo desde pautas políticas até comportamentos pessoais.

Nesse processo de pensamento crítico, você deve se preocupar em tornar o momento reflexivo produtivo e, para isso, você pode flexibilizar algumas das etapas descritas acima para se permitir divagar sobre diversas questões, sem necessariamente encontrar uma coerência entre os pensamentos. 

Isso acontece porque, ao conversar consigo mesmo, você não precisa adotar os mesmo padrões de rigidez que um diálogo normal requer. Aproveite a liberdade do pensamento e explore os limites que as perguntas podem proporcionar em uma análise. Apesar disso, tente manter a coesão entre as perguntas e as respostas, porque isso vai ser importante para você elucidar uma linha de raciocínio no futuro.

Agora, no pensamento crítico externo a coisa já é um pouco diferente… 

Isso porque, no processo crítico externo você realiza um diálogo com outra pessoa (ou grupo) e, por isso, está sujeito ao que o contexto impõe no momento da comunicação.

Isso significa dizer que você não tem a total liberdade de variar entre diversos temas porque, se você inserir uma pauta para discussão em um momento inapropriado, você corre o risco das pessoas não se interessarem pelo o que você tem a dizer e não te dar a devida atenção para construir a crítica. 

Em um diálogo com outra pessoa você precisa se atentar para alguns aspectos normativos que a situação impõe no momento da conversa. Para isso, você precisa ter sensibilidade para encontrar os temas adequados de discussão para aquele exato momento ou fazer uma transição coerente para o tema que você quer direcionar. 

Além disso, no processo crítico externo é preciso manter tanto a coerência quanto a coesão ao expressar suas ideias; porque, se você não fizer isso, o diálogo simplesmente não acontece! 

Então, podemos observar que manter um processo de pensamento crítico externo requer muito mais atenção e técnica que o processo de pensamento critico interno. Mas, no fundo, o grande segredo é utilizar a crítica interna para aperfeiçoar a critica externa. 

Porque, ao refletir internamente você tem a liberdade de criar a situação que quiser imaginar e discutir o tema que vier na sua cabeça. Por isso, com a sua imaginação você pode simular um contexto de comunicação real e treinar a sua capacidade de construir as ideias. 

Assim, você pode utilizar os recursos da criatividade para aprimorar as habilidades críticas de pensamento.

Dessa forma, quando você estiver exposto com um contexto parecido com o qual simulou, você terá o preparo necessário para criar um posicionamento sólido e coerente sobre o assunto. 

Como utilizar o pensamento crítico no dia a dia?

Há diversas formas de criticar no dia-a-dia para ter como desenvolver pensamento crítico.

Para estabelecer um processo de pensamento crítico interno, se permita entrar em um momento de reflexão e comece analisar os aspectos a sua volta. Por que as coisas são como elas são? E, como elas poderiam ser? 

Analise o ambiente, as pessoas a sua volta, a paisagem e se permita analisar a si mesmo. O que faz com que você seja quem é hoje? E o que mais você pode ser?

Para estabelecer um processo de pensamento crítico externo, se exponha aos acasos do dia a dia e procure por oportunidades de criar um diálogo. Para isso, tenha a sensibilidade de entender a conveniência da conexão no momento.

Procure identificar-se em coisas simples com a outra pessoa e torne a conversa mais específica a medida que você ganha intimidade durante o diálogo. 

Encontre um tema prazeroso para a discussão do momento, meça o tom da sua voz e faça perguntas abertas para ampliar as possibilidades da comunicação. O que você pensa sobre isso? Qual é a sua opinião a respeito? Por que você acredita nisso? 

Aproveite as perguntas para conhecer a opinião da pessoa que está com você e, a medida que você organiza as informações, elabore uma opinião própria a respeito do assunto que contribua com a discussão para um todo. 

Com o tempo, você terá a sensibilidade de identificar as emoções do diálogo que acontecem tanto em você, quanto no interlocutor. Assim, com o tempo, você terá o carisma necessário para explorar as intimidades humanas. 

Para ouvir uma crítica e manter o próprio senso crítico, é necessário ter maturidade para compreender e respeitar as opiniões alheias. É necessário saber aproveitar a crítica externa para moldar uma nova opinião, melhor e mais completa que a anterior. Para isso, é necessário entender os próprio limites para encontrar a crítica que explora um novo limite. 

9 maneiras de como a crítica pode ajudar na comunicação:

Criticar pode ajudar na comunicação porque pode forçar as pessoas a pensarem sobre suas ações para torná-las conscientes sobre o que estão dizendo. 

Ao criticar, você abre espaço para criticas que constroem o senso de pertencimento. Ao criticar você abre espaço para identificar motivos de trabalhar por uma solução. 

Assim, ao criticar e estar aberto(a) a críticas você adquire a maturidade necessária para desenvolver um pensamento crítico coerente e flexível a medida do seu aprendizado

Descubra como desenvolver pensamento crítico pode ajudar na sua comunicação do dia a dia:

  1. Pode ajudar a melhorar a clareza da mensagem.
  2. Pode ajudar a tornar a mensagem mais concisa.
  3. Pode ajudar a melhorar a coesão da mensagem.
  4. Pode ajudar a melhorar a organização da mensagem.
  5. Pode ajudar a melhorar a gramática e o vocabulário da mensagem.
  6. Pode ajudar a melhorar o tom da mensagem.
  7. Pode ajudar a melhorar a estrutura da mensagem.
  8. Pode ajudar a melhorar a fluência da mensagem.
  9. Pode ajudar a melhorar a clareza do argumento.

Estudar humanidades pode nos ajudar a entender como desenvolver pensamento crítico ao promover as ferramentas necessárias para avaliarmos as informações e conhecimentos que aparecem para nós ao longo da vida.

Considerações finais

Agora, no final desse artigo, você pôde conferir o que é pensamento crítico para saber como desenvolver senso crítico próprio para defender sua opiniões e posicionamentos.

Confira os melhores hobbies para desenvolver o pensamento crítico com habilidades cognitivas.

Recomendações

Se quiser estudar mais sobre o pensamento crítico, recomendamos os seguintes livros como referência:

Habilidades De Pensamento Crítico Para Leigos – Martin Cohen

Pensamento Crítico – O Poder Da Lógica E Da Argumentação –  Walter Carnielli E Richard L. Epstein

Ensinando pensamento crítico: Sabedoria prática – Bell Hooks

O Trivium: As artes liberais da lógica, da gramática e da retórica (Educação Clássica) –  Irmã Miriam Joseph

Acesse o portal das humanidades, saiba mais sobre humanização e descubra como mais sobre como desenvolver pensamento crítico!

humanizae

Categories:

Comments are closed

Leia também

A história da literatura é marcada por diversos períodos e movimentos que refletem as mudanças sociais, políticas e culturais de determinada época. Esses períodos literários são caracterizados por características estilísticas e temáticas específicas, que ajudam a entender a evolução da escrita ao longo dos séculos. Neste […]
O pensamento crítico é uma habilidade essencial para analisar informações de forma objetiva e tomar decisões fundamentadas. No entanto, o pensamento crítico não se limita às tradições ocidentais. O pensamento crítico oriental, com suas próprias origens e abordagens únicas, oferece uma perspectiva valiosa para a análise […]
O pensamento crítico é uma tradição filosófica que se desenvolveu ao longo dos séculos e que teve um impacto significativo na forma como os indivíduos analisam e interpretam o mundo ao seu redor. Cada cultura desenvolve um senso crítico próprio de acordo com as experiências que […]
Desbrave os tesouros da diversidade linguística e encante-se com as maravilhas do mundo!
Mitish98_testemunho_de_Auschwitz_30910436-af53-44ab-b077-2d5dbc3c0e17-1
Ensaio sobre o testemunho de Auschwitz Este ensaio destaca a importância do testemunho e da educação na preservação da memória do Holocausto, na construção de uma ética da tolerância para a prevenção de atrocidades históricas. O testemunho permite ressignificar o sofrimento e compreender o impacto de […]
Humanização e humanidades
Humanidades e humanização: Como promover uma conexão humanizadora no campo da saúde Descubra como promover uma conexão humanizadora com humanidades no campo da saúde! Saiba mais sobre a definição de humanização, o poder da empatia e compaixão para descobrir como as humanidades contribuem para o desenvolvimento […]