3 Dicas para saber como corrigir plágio no TCC

Descubra agora como corrigir plágio no TCC e evite que o seu trabalho seja desperdiçado. Leia o artigo na íntegra e saiba mais!

Como corrigir plágio no TCC

Leia também: Como resumir textos grandes?

Para aprender a como corrigir plágio no TCC, é fundamental que o estudante entenda quais são as principais práticas de plágio. Assim, a tarefa de evitar que ele ocorra se torna mais fácil, mesmo que de forma não intencional, em seu trabalho de conclusão de curso.

Importância do TCC

O Trabalho de Conclusão de Curso é uma das etapas mais importantes na vida do estudante universitário. Isso porque ela é uma avaliação que valida todos os estudos realizados ao longo da graduação. Geralmente, o estudante pode escolher escrever sobre um tema que lhe interessou ao longo do curso ou no qual ele realizou pesquisa de iniciação científica.

Realizar o TCC é uma parte fundamental do processo de graduação. Uma vez que ao longo do curso o estudante recebe uma base teórica e prática sobre a área na qual se especializou, escrever o trabalho de conclusão é uma forma de demonstrar a maturidade dos conhecimentos adquiridos. 

Além disso, a sua construção também é ótima para o estudante utilizar os referenciais metodológicos e de escrita científica. Por isso, aprender a como corrigir o plágio em TCC é fundamental para que o trabalho tenha rigor acadêmico. 

O que é o plágio?

De forma resumida, é o ato de copiar uma criação alheia. Portanto, se apropriar da autoria de qualquer ideia ou criação de terceiros caracteriza a prática de plágio. 

Existem diferentes tipos de plágio, e alguns deles podem ocorrer sem que a pessoa perceba. Realizar citações da maneira incorreta ou citar referências bibliográficas fora dos padrões, por exemplo, já podem ser consideradas plágio.

É fundamental, então, entender a abrangência da prática e quais são suas práticas mais comuns. Assim, é possível evitar que ela ocorra de forma indiscriminada. Infelizmente, isso acontece no Trabalho de Conclusão de Curso. Por isso, vamos explicar como corrigir plágio no TCC para você não cometer plágio e evitar esse sério problema.

Configuração de crime de plágio

No Brasil, a violação de direitos autorais da obra de terceiros é um crime previsto no Código Penal. Contudo, as punições para a sua prática variam. Vão desde o pagamento de multa até determinado período de reclusão, variando conforme a gravidade de cada ocorrência. 

Como corrigir plágio no TCC

Uma das maneiras mais conhecidas de aprender a como corrigir plágio no TCC é a partir das regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Isso porque essa organização é a responsável por definir todas as regras sobre como realizar citações e referências bibliográficas.

Portanto, seguir as padronizações recomendadas pela ABNT é uma das melhores formas de corrigir o plágio no Trabalho de Conclusão de Curso porque ela é a responsável pela padronização dos trabalhos acadêmicos. Então, se você seguir as normas corretamente, não vai cometer erros. 

Fazendo citações da forma correta

Uma dica interessante é identificar em seu trabalho todos os trechos que contém citações diretas ou indiretas das suas fontes de pesquisa e referências. É válido adotar essa estratégia desde o início da construção do texto, assim você simplifica o processo obrigatório de revisão.

A partir da identificação dos trechos problemáticos em termos de cópia muito similar do texto, uma alternativa é realizar a reescrita das frases ou parágrafos com suas próprias palavras. Para te ajudar na tarefa, você pode utilizar uma ferramenta para parafrasear textos online. Dessa forma, você consegue otimizar o seu tempo nesse processo. 

Use a tecnologia a seu favor

Assim como as ferramentas de parafrasear, existem outros recursos tecnológicos que você deve utilizar para corrigir o plágio em seu TCC. São as ferramentas de detecção de plágio.

Você pode utilizar sites que realizam a função de forma gratuita, ou baixar aplicativos para o seu computador, como o Copyspider. Basta copiar o texto para as abas indicadas e pedir para que a ferramenta analise o trecho. Então, ela apresenta os resultados de plágio que encontrar.

Uma vez detectado plágio no TCC, você precisa corrigir as frases, seja através da reescrita ou da realização das citações de maneira correta. Para não ter de fazer tudo de uma vez, o ideal é que você vá utilizando essas ferramentas conforme avança na escrita.

Não subestime o processo de revisão

A revisão final do texto é uma das etapas mais importantes de toda a construção textual. No entanto, pelo cansaço ou simplesmente necessidade de finalizar logo por conta do prazo, muitos estudantes subestimam o ato de revisão.

Ele é muito importante para aplicar técnicas, como as ferramentas de detecção de plágio. Portanto, uma vez que o texto esteja finalizado, passe mais uma vez nas ferramentas para ver se ainda ficou algum trecho com problemas. 

Uma leitura final e verificação das normas ABNT também são essenciais. Dessa forma, você aprende a como corrigir plágio no TCC e apresenta um trabalho final satisfatório. 

Considerações finais sobre como corrigir plágio no TCC

Portanto, devido a sua importância para a graduação, é importante saber como corrigir plágio no TCC para garantir um trabalho autêntico que contribua para a comunidade científica.

Por isso, trouxemos o artigo hoje com o intuito de orientar estudantes a como evitar e corrigir plágio no TCC. Se restar alguma dúvida, envie um e-mail para a página para mais informações.

humanizae

Categories:

Comments are closed

Leia também

A história da literatura é marcada por diversos períodos e movimentos que refletem as mudanças sociais, políticas e culturais de determinada época. Esses períodos literários são caracterizados por características estilísticas e temáticas específicas, que ajudam a entender a evolução da escrita ao longo dos séculos. Neste […]
O pensamento crítico é uma habilidade essencial para analisar informações de forma objetiva e tomar decisões fundamentadas. No entanto, o pensamento crítico não se limita às tradições ocidentais. O pensamento crítico oriental, com suas próprias origens e abordagens únicas, oferece uma perspectiva valiosa para a análise […]
O pensamento crítico é uma tradição filosófica que se desenvolveu ao longo dos séculos e que teve um impacto significativo na forma como os indivíduos analisam e interpretam o mundo ao seu redor. Cada cultura desenvolve um senso crítico próprio de acordo com as experiências que […]
Desbrave os tesouros da diversidade linguística e encante-se com as maravilhas do mundo!
Mitish98_testemunho_de_Auschwitz_30910436-af53-44ab-b077-2d5dbc3c0e17-1
Ensaio sobre o testemunho de Auschwitz Este ensaio destaca a importância do testemunho e da educação na preservação da memória do Holocausto, na construção de uma ética da tolerância para a prevenção de atrocidades históricas. O testemunho permite ressignificar o sofrimento e compreender o impacto de […]
Humanização e humanidades
Humanidades e humanização: Como promover uma conexão humanizadora no campo da saúde Descubra como promover uma conexão humanizadora com humanidades no campo da saúde! Saiba mais sobre a definição de humanização, o poder da empatia e compaixão para descobrir como as humanidades contribuem para o desenvolvimento […]