Sobre o ensino do Português nas escolas
Discutir sobre o ensino de Português nas escolas é fundamental para refletirmos sobre como queremos formar os sujeitos que passam pelo Ensino Básico. Por isso, no artigo de hoje nós iremos analisar um trecho do professor Sírio Possenti, um pesquisador, escritor brasileiro e um dos mais respeitados linguistas brasileiros da atualidade.
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No texto “Teses defendidas por Possenti sobre o ensino do português na escola” podemos encontrar a fórmula de um argumento que defende uma reestruturação na concepção de língua e pedagogia na sociedade brasileira.
Ao longo da leitura, encontramos subcapítulos importantes que nos ajudam a compreender a ideia do autor sobre o ensino da língua portuguesa, que contradiz o sistema hegemônico vigente de ensino.
O saber técnico do ensino do Português
Para começar, Possenti apresenta uma breve motivação do seu texto: provocar. Porque, ao problematizar a concepção de saber técnicos e manuais de aprendizado, Possenti defende tarefas de ensino que provoquem reflexão e estimulem os saberes dos alunos.
O ensino do português padrão
No que diz respeito ao ensino do português padrão, Possenti defende a ideia do ensino dessa língua como uma forma de apropriação e emponderamento de unidades de poder que o português pode proporcionar à indivíduos. Segundo ele, “Falar em não ensinar o padrão equivale a tirar o português das escolas.”. Mesmo assim, Possenti reconhece as variedades da língua e valoriza a identificação que a língua causa nos alunos.
As estruturas linguísticas
Nesse capítulo, Possenti afirma que todas as línguas possuem estruturas semelhantes de igual complexidade e o que as diferenciam são as avaliações sociais que existem acerca do uso de cada dialeto.
Dessa forma, para o autor o que vale é analisar o valor atribuído que é associado à fala de cada usuário na sociedade para, a partir disso, estudar e criticar os valores sociais atribuídos à sociolinguística.
Concepção de criança e de língua no ensino do Português nas escolas
Partindo da crítica do ensino do português padrão, Possenti incita uma nova concepção de criança e de língua, pautada na valorização do conhecimento que a criança traz para o mundo ao compreender a linguagem ao seu redor. Assim, o autor passa a analisar o sistema de ensino com base nas qualidades de aprendizado que temos propondo, por exemplo, uma forma de ensino que analisem os conceitos técnicos apenas das variações que acontecem com base no português padrão.
O que precisa ser ensinado?
No subcapítulo final “O que precisa ser ensinado?”, Possenti defende a tese de que a língua deve ser estudada com base na valorização do conhecimento e nas capacidades de aprendizado de dentro da sala de aula. Isso vale dizer que o autor pretende incitar uma reflexão que alcance um procedimento pedagógico capaz de trabalhar com os conhecimentos linguísticos que os alunos trazem para a sala de aula e, a partir deles, formar o estudante para o ensino do português formal.
Dessa forma, ao interpretar e pensar sobre o mundo próprio, o(a) aluno(a) desenvolve a capacidade de refletir sobre a língua do dia a dia para, a partir disso, apropriar-se das gramáticas normativas que os cargos de poder e influência exigem. Assim, inseridos nos mecanismos de linguagem tidos como padrão, os(as) alunos terão a capacidade de desenvolver autonomia para inserirem-se nas mecânicas de poder vigentes.
Portanto, ao refletir sobre o modelo de ensino vigente, Possenti critica uma série de características das práticas pedagógicas tradicionais com base nos estudos científicos da aquisição da fala.
O autor valoriza a capacidade de aprendizado da criança e preza pela sensibilidade do profissional para lidar com essas habilidade para emponderar a busca por novas formas de expressão, que em muitos casos pode significar acesso ao trabalho, à justiça e ao conhecimento.
Defender um novo sistema de ensino de Português nas escolas é reconhecer que o mundo necessita de novas relações de poder entre professor e aluno para que a subjetividade dos estudantes possam ser valorizadas ao longo do Ensino Básico.
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Se quiser estudar mais sobre o ensino de Português, recomendamos os seguintes livros como referência:
Por que (não) Ensinar Gramática na Escola – Sírio Possenti
Ensino de português e linguística: Teoria e prática – Antônio Suárez Abreu
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