Eufemismo: o que é e como utilizar? 

Conheça o que é e saiba como utilizá-lo no dia a dia. Leia o artigo na íntegra a saiba mais!

eufemismo

Leia também: Inovação: a solução tecnológica e humanitária para a sociedade

Eufemismo é uma figura de linguagem usada para substituir uma palavra ou expressão por outra que seja menos direta ou objetiva. Eles são usados para evitar a verdade quando ela é difícil de ouvir ou difícil de dizer.

Geralmente, são usados para expressar sentimentos negativos, como tristeza, medo, raiva ou dor. Em alguns casos, no entanto, eles também podem ser usados para mostrar alegria, entusiasmo ou até mesmo ironia. 

Existem muitos eufemismos diferentes e eles podem ser divididos em várias categorias. Alguns do temas mais comuns de se utilizar: 

  • Morte e doença;
  • Sexo e relacionamentos; 
  • Idade e aparência;

Os eufemismos são um dos diversos recursos linguísticos que podem ser usados de acordo com a criatividade linguística do(a) falante.  

Independentemente do motivo pelo qual você esteja usando, é importante lembrar que eles devem ser usados com cuidado. Se você usá-los de forma incorreta ou forçada, isso pode fazer com que você pareça falso.

Portanto, quando você estiver usando um eufemismo, preste muita atenção ao contexto e certifique-se de que está sendo usado de forma correta. 

3 exemplos de eufemismos

Aqui estão alguns exemplos de como eles podem ser usados: 

Quando você quer dar uma notícia ruim de uma maneira mais gentil: 

  Ex: Me desculpe, mas seu pai foi dessa para uma melhor.

Quando você quer dar uma notícia boa de uma maneira mais entusiasmada: 

  Ex: Parece que alguém tirou a sorte grande! Parabéns pela promoção! (A boa notícia é a promoção para o emprego) 

Quando você faz uma crítica sem parecer rude: 

  Ex: Você até que parece bem para a sua idade

Os eufemismos são figuras de linguagem utilizadas para re-significar um evento, sentimento ou circunstância para que ele possa ser compreendido mental e emocionalmente. 

Aplicações do eufemismo no dia a dia 

Você já parou para pensar quantas vezes você usa esse recurso no seu dia a dia? Provavelmente, nem mesmo você se dá conta de que está fazendo isso, já que ele é um recurso linguístico muito utilizado por todos nós, pois às vezes pode ser mais fácil e gentil usar uma palavra que não seja tão direta. 

Exemplos de eufemismos no dia a dia

“Ele foi ao banheiro” 

Outro exemplo bastante comum de eufemismo é quando as pessoas dizem que “ele foi ao banheiro”. Na verdade, isso significa que a pessoa precisou fazer xixi ou cocô.

É claro que não há nada de errado em dizer isso de forma direta, mas, às vezes, as pessoas preferem usar o eufemismo “ao banheiro” para evitar falar das necessidades. 

“Eu gosto muito de você” 

Por último, outro exemplo é quando duas pessoas estão em um relacionamento íntimo, mas ainda não sabem o momento certo de falar “eu te amo”.

Assim, é comum ambas as pessoas utilizarem eufemismos para expressar o mesmo sentimento de uma forma mais sutil, sem causar o mesmo impacto que “eu te amo” poderia fazer.

Considerações finais

Dessa forma, podemos ver que os eufemismos são usados regularmente durante as dinâmicas sociais que envolvem nossas relações do dia a dia. Saber como usá-los com criatividade e recursividade pode ser um aspecto fundamental para o desenvolvimento da comunicação.

Portanto, aprofunde seus conhecimentos sobre os eufemismos e obtenha um recurso valioso para formar uma nova maneira de se expressar sem utilizar termos considerados desagradáveis, rudes, ofensivos ou socialmente inadequados.

Acesse o portal das humanidades e saiba mais sobre humanização para desenvolver seus conhecimentos e habilidades!

humanizae

Categories:

Comments are closed

Leia também

image 8
Poemas completos de Fernando Pessoa Fernando Pessoa é um dos maiores poetas da literatura portuguesa e uma das figuras mais emblemáticas da poesia moderna. Por isso, ler os Nascido em Lisboa em 1888, Pessoa é conhecido por sua vasta obra literária, que inclui não apenas seus […]
image 7
AMI: O menino das estrelas – Enrique Barrios Clique na imagem abaixo e leia o livro AMI: O menino das estrelas de Enrique Barrios de graça agora mesmo: Conheça agora a obra AMI: O menino das estrelas e desperte um mundo novo de imaginação. Leia o […]
image 5
Visão do Paraíso – Sérgio Buarque de Holanda Leia o livro Visão do Paraíso de Sérgio Buarque de Holanda de graça agora mesmo clicando na imagem abaixo: Descrição Conheça agora a obra Visão do Paraíso e tenha uma referência para a cultura brasileira. Leia o artigo […]
image 2
O pequeno príncipe – Antoine de Saint-Exupéry Leia agora a obra O pequeno príncipe de Antoine de Saint-Exupéry de graça: Conheça agora a obra O pequeno principe e tenha uma literatura infanto-juvenil impactante para a subjetividade. Leia o artigo sobre e saiba mais! Sobre Antoine de […]
image 1
O caçador de pipas – Khaled Hosseini Leia agora a obra O caçador de pipas de Khaled Hosseini de graça: Sobre Khaled Hosseini Khaled Hosseini é um escritor e médico afegão-americano. Ele é mais conhecido por seus romances, incluindo “O Caçador de Pipas” e “A Cidade […]
image
A Divina Comédia – Dante Alighieri Leia a obra A Divina Comédia de Dante Alighieri de graça agora mesmo: Sobre Dante Alighieri Dante Alighieri, nascido Durante di Alighiero degli Alighieri em Florença no ano de 1265, é um dos poetas mais importantes da literatura ocidental. Além […]