Visão do Paraíso – Sérgio Buarque de Holanda

Leia o livro Visão do Paraíso de Sérgio Buarque de Holanda de graça agora mesmo clicando na imagem abaixo:

image 5


Descrição

Conheça agora a obra Visão do Paraíso e tenha uma referência para a cultura brasileira. Leia o artigo e saiba mais!

Sobre Sérgio Buarque de Holanda

Sérgio Buarque de Holanda foi um importante historiador, sociólogo e crítico literário brasileiro. Ele nasceu em São Paulo em 1902 e faleceu em 1982.

Sua obra mais conhecida é “Raízes do Brasil”, publicada em 1936, que é considerada um clássico da historiografia brasileira. Nessa obra, Buarque de Holanda faz uma análise da formação da sociedade brasileira, desde a chegada dos portugueses até os dias de sua publicação.

A importância de Buarque de Holanda para o campo de estudo da história e da sociologia no Brasil está em sua abordagem inovadora e crítica, que questionava as visões idealizadas da história e da cultura brasileiras que predominavam na época. Ele propôs uma análise mais realista e crítica, que levava em consideração os aspectos negativos da história e da cultura brasileiras, como a desigualdade social e a falta de desenvolvimento.

Além de “Raízes do Brasil”, Buarque de Holanda escreveu outras obras importantes, como “Visão do Paraíso” e “Caminhos e Fronteiras”. Sua obra influenciou gerações de historiadores e sociólogos brasileiros e sua importância é reconhecida até os dias de hoje.

Resumo de Visão do Paraíso

“Visão do Paraíso” é uma obra do historiador brasileiro Sérgio Buarque de Holanda, publicada em 1959. Nessa obra, o autor faz uma análise da colonização.

Sergio Buarque de Holanda aborda a colonização espanhola do ponto de vista da cultura, mostrando como os colonizadores impuseram sua cultura aos povos indígenas, promovendo uma “inversão de valores” que fez com que a cultura europeia fosse vista como superior à cultura indígena.

O autor também analisa a relação dos espanhóis com a religião, mostrando como a Igreja Católica foi usada como instrumento de dominação e como a religião foi utilizada para impor valores europeus aos povos indígenas.

“Visão do Paraíso” é uma obra fundamental para entender a colonização da América espanhola e as consequências culturais e sociais desse processo histórico. O livro é considerado um clássico da historiografia brasileira e uma das obras mais importantes de Sérgio Buarque de Holanda.

Resenha de Visão do Paraíso

“Visão do Paraíso” é uma obra importante e interessante do historiador brasileiro Sérgio Buarque de Holanda. No entanto, sua análise da colonização espanhola da América é, em alguns aspectos, simplista e limitada.

O autor enfoca muito a questão cultural, mostrando como os espanhóis impuseram sua cultura aos povos indígenas e promoveram uma “inversão de valores”. No entanto, ele não dá muita atenção aos aspectos econômicos e políticos da colonização, que foram igualmente importantes para entender as consequências desse processo histórico.

“Visão do Paraíso” é uma obra que vale a pena ser lida, especialmente por aqueles interessados na história da América Latina. A abordagem cultural do autor é valiosa e suas reflexões sobre a relação entre religião e poder são profundas e pertinentes.

Considerações finais

Se você é um amante da história e quer conhecer mais sobre a colonização na América Latina, você não pode deixar de ler “Visão do Paraíso”, de Sérgio Buarque de Holanda.

A obra é uma leitura indispensável para entender a formação da cultura latino-americana e as consequências da colonização na região. Além disso, a escrita de Buarque de Holanda é envolvente e acessível, tornando a leitura ainda mais agradável.


Clique no banner abaixo para participar da comunidade digital da Humanizae no Discord!

banner-comunidade-digital

humanizae

Categories:

Tags:

Comments are closed

Leia também

image 8
Poemas completos de Fernando Pessoa Fernando Pessoa é um dos maiores poetas da literatura portuguesa e uma das figuras mais emblemáticas da poesia moderna. Por isso, ler os Nascido em Lisboa em 1888, Pessoa é conhecido por sua vasta obra literária, que inclui não apenas seus […]
image 7
AMI: O menino das estrelas – Enrique Barrios Clique na imagem abaixo e leia o livro AMI: O menino das estrelas de Enrique Barrios de graça agora mesmo: Conheça agora a obra AMI: O menino das estrelas e desperte um mundo novo de imaginação. Leia o […]
image 5
Visão do Paraíso – Sérgio Buarque de Holanda Leia o livro Visão do Paraíso de Sérgio Buarque de Holanda de graça agora mesmo clicando na imagem abaixo: Descrição Conheça agora a obra Visão do Paraíso e tenha uma referência para a cultura brasileira. Leia o artigo […]
image 2
O pequeno príncipe – Antoine de Saint-Exupéry Leia agora a obra O pequeno príncipe de Antoine de Saint-Exupéry de graça: Conheça agora a obra O pequeno principe e tenha uma literatura infanto-juvenil impactante para a subjetividade. Leia o artigo sobre e saiba mais! Sobre Antoine de […]
image 1
O caçador de pipas – Khaled Hosseini Leia agora a obra O caçador de pipas de Khaled Hosseini de graça: Sobre Khaled Hosseini Khaled Hosseini é um escritor e médico afegão-americano. Ele é mais conhecido por seus romances, incluindo “O Caçador de Pipas” e “A Cidade […]
image
A Divina Comédia – Dante Alighieri Leia a obra A Divina Comédia de Dante Alighieri de graça agora mesmo: Sobre Dante Alighieri Dante Alighieri, nascido Durante di Alighiero degli Alighieri em Florença no ano de 1265, é um dos poetas mais importantes da literatura ocidental. Além […]